O uso de vídeo no e-commerce vem se tornando uma parte muito importante do processo de vendas, mas não é só na aquisição que ele pode ser útil. Entenda.

O consumo de conteúdo audiovisual online aumenta a cada dia. Mais de 90% dos usuários de internet no mundo consomem vídeos online regularmente, fazendo do youtube a segunda rede social mais acessada do mundo, segundo relatório da Hootsuite em janeiro de 2020. E não é só como distração que os usuários procuram por vídeos, eles são a forma mais fácil de consumir e compreender conteúdos complexos também. Tutoriais, vídeo aulas e análise de produtos também atraem a atenção dos usuários.

O e-commerce acompanhou essa tendência e cada vez mais lojas vem encaixando os vídeos em seus sites. Grande parte dos profissionais da área já sabem que conteúdos audiovisuais ajudam o e-commerce a vender mais, mas se você acha que é só na hora da aquisição que o vídeo te ajuda, você está muito enganado.

A produção de conteúdo audiovisual pode te ajudar na fase de pré-vendas, venda e pós-venda. Veja como:

PRÉ-VENDA

Em pesquisa divulgada pelo Google em 2017, 56% dos entrevistados afirmaram passar mais tempo assistindo a vídeos no YouTube do que na TV, isso mostra o poder que esse canal tem. Criar vídeos para youtube e redes sociais é uma das formas de fazer marketing de conteúdo e assim atrair um tráfego qualificado para o seu site. O vídeo chama atenção, ajuda a despertar a vontade de conhecer sua loja e seus produtos, e ainda contribui para o SEO do site. 

VENDA

O vídeo é a forma mais humana de se comunicar no digital. Mostra uma voz, um rosto e é como se sua loja estivesse falando com o consumidor cara a cara. Essa relação de proximidade, leva o consumidor a se abrir mais e permite que ele confie mais na sua loja.

Neste estágio, faça vídeos de tutorial, ensinando a usar seu produto e também vídeos de overview, falando sobre as características e detalhes do que o produto oferece. Esse tipo de conteúdo desperta a vontade de comprar até mesmo nos consumidores mais céticos, elevando a taxa de aquisição.

PÓS-VENDA

Quando o cliente tem certeza da compra que está fazendo ele troca muito menos, mas para ter essa confiança e ser assertivo ele precisa ter acesso a todos os detalhes do produto. Estes detalhes podem ser entregues ao consumidor através de fotos de qualidade, descrições bem completas e também vídeos dos produtos.

Além de ajudar a diminuir as trocas e devoluções, o vídeo pode ajudar na experiência do consumidor. Por exemplo, com vídeos tutoriais de como solicitar uma troca ou como escolher o tamanho do produto.

Como usar vídeos para melhorar meu pós-venda?

O uso de vídeos pode melhorar seu pós-venda (diretamente) de duas maneiras: evitando as trocas e devoluções e ajudando a guiar a jornada do cliente. Veja:

  • Diminuindo as trocas e devoluções

    Você sabia que 22% das trocas e devoluções ocorrem devido a inconsistências entre a apresentação do produto na loja e a peça recebida? Ou seja, 22% dos consumidores estão recebendo um produto diferente do esperado e estão enfrentando um processo de troca e devolução. O Conselho de Logística Reversa do Brasil (CLRB) divulgou que em média 5% do faturamento das empresas brasileiras é gasto com logística reversa. Sabemos que as trocas não vão deixar de existir, mas em casos como este citado acima é possível evitar. 

    Como os vídeos bem produzidos proporcionam mais informações sobre o produto, é menos comum que o cliente fique insatisfeito ao recebê-lo em casa. Afinal, assistindo ao conteúdo, o consumidor pode tirar dúvidas sobre o item (em caso de vídeos de tutorial ou overview) e ver mais detalhes sobre ele antes de comprá-lo, o que diminui as chances de se decepcionar com a mercadoria.

  • Guiando a experiência do cliente

    Não são incomuns os casos de consumidores que desistem da compra assim que o produto chega (e até mesmo enquanto ele ainda está em rota de entrega, mas isso pode ser assunto para outro dia). Desistir da compra é um direito do consumidor online, mas o problema é que, os processos de solicitação de troca ou devolução muitas vezes são complexos e deixam os consumidores irritados. Se as informações não forem claras o cliente pode se confundir, ter dificuldade e acabar irritado com a sua loja. 

    Neste caso, organizar um tutorial claro sobre a política de trocas, pode evitar grandes mal-entendidos e problemas na retenção de clientes que pedem solicitação de reversa. Neste caso um vídeo pode ser muito mais eficiente do que simplesmente tópicos escritos. Um vídeo curtinho instruindo o consumidor sobre o passo a passo básico de uma solicitação já será mais do que suficiente. 

    A produção de conteúdo audiovisual pode te ajudar em diversos aspectos no seu e-commerce, mas lembre-se de trabalhar com especialistas para que a estratégia de certo. A Produzz é uma empresa focada em audiovisual para e-commerce e pode decolar seu e-commerce.

     Ah, e claro, não se esqueça de garantir um bom atendimento também. A aftersale pode te ajudar em tudo que é relacionado ao pós-venda do e-commerce, fase mais importante para a retenção e fidelização dos clientes.

     Agora que você já sabe da importância do vídeo no e-commerce, comece hoje mesmo uma estratégia de conteúdo audiovisual!