Como os usuários que estão pesquisando por um problema, um produto ou um serviço no YouTube acham o seu conteúdo? Como fazer seus vídeos serem encontrados pela audiência que você quer alcançar? Como o YouTube recomenda seu conteúdo e canal para novos seguidores? Neste conteúdo, vamos responder essas dúvidas e dar dicas baseadas nos conceitos atualizados de SEO para YouTube em 2022.

Estratégias para obter visualizações e engajamento no YouTube

Recentemente o YouTube liberou um conteúdo novo explicando como funciona a dinâmica de pesquisa e descoberta de vídeos na plataforma. Algumas coisas mudaram e outras permaneceram na mesma. Mas como isso reflete na descoberta de vídeos da sua empresa na plataforma? Vamos descobrir a agora!

O conteúdo da sua empresa no YouTube pode ser descoberto de três formas em 2022:

1 – Página inicial do YouTube;

2 – Na pesquisa;

3 – Nos conteúdos sugeridos.

O sistema de recomendação do YouTube tem um objetivo simples e muito importante: fazer uma ligação de qualidade entre o espectador e o conteúdo que ele está propenso a assistir. Agora fica a dica! O YouTube não quer indicar apenas o conteúdo que o espectador se interessa por assistir, a plataforma procura recomendar o vídeo que o usuário assistiria de fato!

 E o que queremos dizer com isso? 

Pense em um triângulo. Em uma ponta temos você, criando conteúdo para o seu público-alvo. Na outra, o YouTube, que tem a obrigação de entregar o conteúdo certo para os seus usuários. E, na terceira, temos os espectadores que vão validar se as duas outras pontas – o YouTube e você – estão trabalhando corretamente. O usuário vai encontrar, permanecer assistindo e interagir com os vídeos apenas se vocês fizerem um bom trabalho. Essa dobradinha é essencial para que seu vídeo seja um sucesso de visualizações e engajamento.

Então guarda aí com você: Encontrar, permanecer e interagir com o vídeo.

Quando falamos “encontrar o vídeo”, estamos falando de título e thumbnail, itens responsáveis por chamar a atenção do seu público-alvo. Por exemplo, se eu coloco o título “Como fazer um bolo”, e o usuário que quer aprender a fazer um bolo descobre esse vídeo, seja na pesquisa ou na recomendação, provavelmente ele vai clicar para assistir. Até aí tudo fácil e super entendido! Certo?

Mas você se lembra que falamos que o importante não é apenas o usuário encontrar o seu vídeo, que é necessário que ele também permaneça assistindo e interagindo com ele? E por que isso é importante?

Porque, quando o espectador assiste o seu vídeo sem rejeitá-lo e cria uma interação – seja um like, comentário ou inscrição, por exemplo -, ele está indicando para o YouTube que o seu vídeo tem realmente relevância e que pode ser recomendado para outras pessoas com o mesmo perfil.

Além disso, com essa interação, o usuário também indica para o YouTube que mais conteúdos como esse que acabou de assistir no seu canal podem ser recomendados para ele no futuro, pois gostou e tem interesse em ver outros semelhantes.

Mas nem tudo são flores! Assim como você, outros concorrentes podem estar produzindo conteúdo do mesmo assunto e para a mesma audiência, fazendo seu vídeo aparecer menos para o seu público-alvo. Ou seja, quanto maior a concorrência em um determinado assunto, mais o seu vídeo terá que ser relevante para se sobressair nas recomendações. 

Resumindo, se um conteúdo é direcionado para um público específico, que engaja com ele, o YouTube recomenda mais, para usuários com perfis semelhantes. E, para isso, a plataforma faz essa relação entre o interesse dos espectadores e o desempenho do seu vídeo. 

No final das contas, o que importa não é a busca por decifrar um algoritmo misterioso, mas, sim, decifrar o que os seus leads e sua audiência desejam assistir de fato!

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