Você sabe qual é o segredo para criar um canal corporativo de sucesso no YouTube? A primeira coisa que você precisa saber é que não há segredo menos escondido do que esse! Não acredite em teorias que criam complexidade em cima de algo que é mais simples do que você imagina. Nesse conteúdo, de forma curta e direta, desmistificamos esse segredo de uma vez por todas!

O segredo do sucesso no YouTube está baseado em três premissas

Quando falamos de segredo, muita gente acha que estamos falando de algo mágico, que vai fazer o seu canal do YouTube bombar sem esforço. Então já vamos avisar: você pode usar a técnica que quiser, mas nenhuma delas vai funcionar sem… vídeos! Afinal estamos falando do YouTube, que é uma ferramenta para hospedagem e publicação de conteúdo em vídeo. Você vai entender o que estamos querendo dizer. 

A gente vê empresas fazendo muito esforço com resultados baixos e vê empresas fazendo pouco esforço com ótimos resultados. Isso não é sorte, não é macete. O porquê disso está baseado em três premissas simples, que sustentam o crescimento e manutenção de um canal no Youtube.

Todas as três premissas são importantes, mas vamos começar pela terceira, para ajudar você a entender a hierarquia e a conexão entre elas.

3 – Frequência de publicações

Essa premissa pode parecer a mais direta de todas. Vamos fazer uma analogia para explicar a importância da frequência de publicação do ponto de vista do YouTube. E essa é a parte que você precisa entender!

Imagine que o seu canal seja um ser vivo, que precisa de um coração batendo para se manter vivo e saudável.

Cada publicação que você faz no seu canal é uma batida desse coração. Batida essa, que se propaga através das notificações para todos os seus seguidores. Ou, se você ainda tiver poucos seguidores, através das recomendações do seu conteúdo para outras pessoas de interesse (Vamos falar sobre isso mais para frente!).

Porém, além do seu canal, existem milhões de outros canais que estão “batendo”, ou seja, estão publicando vídeos e competindo entre si pela audiência dos espectadores diariamente. 

Então, considerando um ciclo mensal, você precisa manter um ritmo de publicação saudável, que chegue regularmente ao seu público-alvo. Um vídeo por semana? Dois por semana? Três? Todos os dias? Isso vai depender muito da sua capacidade de produção, mas essa frequência deve ser progressiva. Comece com um por semana e vá diminuindo o espaço de tempo entre eles assim que o público começar a engajar com o seu conteúdo. Sempre dentro do possível, mas sem perder a regularidade.

Para o YouTube, falando de algoritmo, se você não tiver uma frequência de publicação, o seu canal está morto, não será considerado como produtor de conteúdos atualizados para serem entregues nas recomendações, muito menos nas notificações. Até porque o YouTube não vai notificar ninguém de um vídeo que já foi publicado há dias, certo?

    2 – Quantidade de vídeos publicados

    Chegamos na nossa segunda premissa, a quantidade de vídeos publicados. Lembrando que estamos sempre falando em relação a um ciclo mensal.

    Na premissa anterior, falamos de frequência de publicações e como ela atua na propagação do seu conteúdo através das notificações. Agora ficamos mais confortável para entender o benefício de aumentar a quantidade, porque a gente já sabe como ela vai afetar a frequência. 

    Quanto mais vídeos publicados, maior a frequência de publicação. Quanto mais publicações, maior a quantidade de notificações que nossos seguidores receberão. É muito importante mantermos os seguidores sempre por perto, pois, afinal, quem não é visto não é lembrado!

    Mas o benefício do aumento da quantidade de publicações não fica só nisso. Quanto maior a quantidade de vídeos, maior também é a sua possibilidade de abordar conteúdos diferentes. Experimentar temas diferentes para entender qual é o assunto que realmente interessa a sua audiência e traz maior retorno ao seu canal. Com uma amostragem maior, você consegue obter dados mais refinados sobre o conteúdo que está produzindo. Simples assim!

    Você pode começar com uma trilha de assunto e ir adicionando outras trilhas através da quantidade. Um exemplo: quatro vídeos mensais sobre um serviço; quatro vídeos sobre outro serviço ou produto… E depois você vai adicionando outros de forma experimental, sem ter que trocar de assunto no canal radicalmente de um mês para o outro. 

    Considere sempre ter uma trilha principal e outra experimental, para ir testando o interesse do seu público. Assim, caso tenha tomado uma decisão ruim de falar sobre algo que eles não querem saber, comprar, conhecer etc., você não vai perder, de um mês para o outro, o público que conquistou com interesse em um determinado assunto. 

    E isso nos leva para a premissa número 1.

    1 – Qualidade do conteúdo publicado

    Como já adiantamos no início desse conteúdo, essa premissa é a chave de todo o sucesso do seu canal: os vídeos, ou seja, a qualidade do conteúdo publicado. Não há quantidade e frequência de publicação que façam as pessoas assistirem o conteúdo da sua empresa, se não for útil pra eles. Afinal, diferentemente de vídeos de entretenimento, as pessoas assistem conteúdo corporativo – seja qual for – pensando em um problema que desejam resolver: melhorar a performance, cortar custos, otimizar processos, ser mais competitivo de forma geral etc. 

    Muitas vezes a empresa só fala das suas soluções durante todo o vídeo, mas isso nem sempre é interessante para o público, principalmente se ele não souber ainda que tem um problema para ser resolvido. 

    Pense sempre que há no mínimo três tipos de audiência: a que não te conhece; a que está comparando sua empresa com outra; e a que te conhece, quer comprar seu produto ou serviço e precisa de uma condição especial, promoção etc. Fale para todas elas e acompanhe os números. (Spoiler: vamos falar mais sobre esse assunto nas próximas postagens.)

    Sua audiência até pode clicar em uma notificação de um vídeo que você acabou de postar, mas o algoritmo do YouTube só vai recomendar o seu canal e o seu conteúdo para novos potenciais seguidores, se ele perceber que existe sinergia entre o que eles buscam e a relevância do conteúdo que você está produzindo. Tem que dar match aí! Senão o YouTube também perde relevância para os usuários, e eles trabalham muito para fazer o vídeo certo chegar às pessoas que têm interesse. Pense nisso!

    Viu só? Não falamos de nada mágico, nem nenhum macete escondido, mas falamos de premissas concretas, que vão lhe guiar na construção de um canal de sucesso para sua empresa no Youtube. Frequência, Quantidade e Qualidade!

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