O sucesso do momento em aplicativos no momento é o Snapchat. Idealizado pelo americano Evan Spiegel quando tinha apenas 11 anos, ele virou um sucesso nos últimos anos sendo desenvolvido ainda na faculdade, hoje com mais de 700 milhões de usuários pelo mundo.

É claro que as empresas não perderam tempo em pegar carona no sucesso.  No Brasil, o app já é campeão de downloads nas stores da Apple e Google.  Para quem não conhece, ele permite que usuários gravem pequenos  vídeos ou enviem imagens onde é possível adicionar animações e  filtros.

Os “snaps”, como são chamados, tem duração máxima de 10 segundos e são  apagados após serem enviados, ainda que haja recursos que permitam que  eles permanecem e sejam vistos por mais tempo.

 Mas será que é hora da minha empresa começar a olhar o  Snapchat como uma boa oportunidade?

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Para isso, você precisa considerar 3 fatores fundamentais para qualquer campanha no Snapchat der certo.

 

 

 

 

1 – Demografia: a maioria esmagadora de usuários do Snapchat são jovens entre 13 a 25 anos, principalmente por seu dinamismo e mobilidade. Logo, não são todas as empresas que podem ver no aplicativo uma oportunidade. Algumas das empresas que tem investido são a bebida Gatorade, que popularizou um filtro específico, o petisco Sour Patch Kids e a pizza Domino’s, ou seja, empresas que tem naturalmente uma boa parte de seus clientes dentro dessa faixa demográfica.

2 – Inovação e Intimidade: O aplicativo baseou todo o seu apelo no dinamismo e inovação. Se sua empresa não possui ou não tem condições de desenvolver ideias de vídeos que correspondam esses padrões, com certeza o investimento de tempo não vai valer a pena. Ainda, ele lida com um contato mais próximo ao usuário, portanto ter o controle da distância com o seu cliente é fundamental para não parecer invasivo ou pouco convincente.

O formato, de mensagem direta, também não permite mensagens muito genéricas ou para realizar propagandas pontuais: ele servirá para você fixar ou popularizar sua marca.

3 – Publicidade: Por ser uma ferramenta nova e ainda muito utilizada para uso pessoal, ela não possui nenhum recurso para impulsionar publicidade.

Por isso, você precisará de uma estratégia de divulgação separada e com mais esforço: parcerias, utilizar outros meios, como Facebook e Twitter, para divulgar os seus conteúdos, entre outros.

Resumindo: se a sua empresa possui um perfil jovem e dinâmico, crie sua conta para reforçar ainda mais sua afinidade com seu público.

Contudo, foque seus esforços para popularizar e marcar presença do que tornar um meio de conversão, pois ainda é muito cedo para perceber se o Snapchat veio para ficar e daí investir em formatos melhores para empresas.

Enquanto isso, você pode continuar pensando em sua estratégia de vídeos. Já conferiu o nosso infográfico para saber como transformá-lo no melhor aliado do seu negócio?

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