Produtores de filmes e profissionais de marketing são tão diferentes quando se trata de criar e editar conteúdo de vídeo. Ambos estão contando uma história. E, independentemente se essa história é sobre um protagonista ou um produto, eles estão tentando prender a atenção do público e criar um vínculo com o que está sendo contado.

Porém, muitos profissionais ainda têm dúvidas de como montar o melhor vídeo para um produto. Quer saber o que fazer? Continue lendo!

Identifique seu público-alvo

Quando você for criar conteúdo de marketing de vídeo, provavelmente se sentirá tentado a iniciar scripts imediatamente. Eis o motivo de um erro: sem uma imagem nítida da pessoa que você segmentará com seus vídeos, seu conteúdo não terá foco. Portanto, o primeiro passo para a criação de scripts de vídeo eficazes é identificar o visualizador de destino.

Como você usará o conteúdo do seu vídeo para atrair e envolver pessoas qualificadas para se tornarem seus clientes, o visualizador de destino deve parecer praticamente idêntico ao personagem do comprador, um personagem imaginário e cuidadosamente criado que representa o cliente ideal da sua empresa.

Se você já criou uma persona de comprador, isso é ótimo! Vá em frente e use essa pessoa como seu visualizador de destino. Se você ainda não esboçou sua personalidade de comprador, aqui estão os princípios.

Comece com um resumo

Assim como qualquer outro projeto de redação ou marketing, escrever um script de marketing de vídeo é contar uma história convincente. Nesse caso, você provavelmente desejará tornar o vídeo mais curto e preciso, mas, dependendo da sua intenção, talvez seja necessário mais tempo.

O objetivo de criar um resumo é para que você tenha um resumo facilmente digerível que possa ser compartilhado com todos os envolvidos na criação do vídeo. Isso também é importante para a discussão – você deve garantir que qualquer outra pessoa responsável esteja de acordo com o tom e a mensagem da marca.

Questões a serem consideradas nesta fase:

  • Objetivos de marketing;
  • Objetivo do vídeo;
  • Resposta emocional que você deseja da audiência;
  • Participantes do projeto;
  • Apelo à ação;
  • Pontos educacionais ou informativos do vídeo;.
  • Ideias do plano de marketing de pós-produção

Faça um Storyboard

Embora essa etapa possa parecer trivial, é extremamente necessário para o script final. Começando com um resumo, você e sua equipe documentam as respostas para as perguntas mais importantes do projeto, para que todos os envolvidos na criação do vídeo possam entrar na mesma página.

Um storyboard, por exemplo, é uma representação do script em frases. Ele acaba se tornando uma maneira bem eficiente de visualização da filmagem, mesmo antes de ela acontecer. Além disso, serve como verificação de viabilidade do projeto, porque são as ideias que saem da cabeça e vão direto para o papel.

Faça uma lista das cenas

Isso significa uma combinação entre roteiro e storyboard. Conta com detalhes mais específicos, de uma cena de cada vez, tais como local, número da cena, o que ou quem está, como será feito o áudio e a iluminação, além de uma breve descrição do que se espera. Serve como um passo a passo da filmagem.

Precisa de ajuda?

A Produzz é uma produtora de vídeos especializada no e-commerce. Produzimos vídeos de produtos filmados e em computação gráfica. Entre em contato com os nosso consultores!