O Marketer’s Summary 2016 da Invodo mostrou os últimos dados do mercado sobre o uso de vídeos em estratégias de marketing. Essas estratégias envolvem tanto B2C, ou seja, campanhas para lojas virtuais e outros contatos diretos com o consumidor como B2B, relacionados aos contatos entre empresas.

Confira alguns dados e nossas impressões sobre eles.

Todos os dados foram retirados do relatório da Invodo:


Vídeos e consumidores:

Invodo Marketer - Vídeo Marketing - PRODUZZ– 9 entre 10 compradores dizem que a parte visual é o fator mais influenciável na decisão de compras. (Vouchercloud)

– 3 entre 4 compradores irão interagir com conteúdo visual em páginas de produto. (Invodo)

– 9 entre 10 compradores dizem que compras online são mais eficientes com conteúdo visual. (Sem fonte)

Substituir uma imagem por um vídeo numa landing page aumenta as conversões em 12,62%. (Visual Website Optimizer)

Essa tendência já era observável há muito tempo: várias empresas revisaram toda a sua campanha visual, tanto em seus sites como em suas redes sociais e deram preferência ao vídeo para conteúdos que iriam requerer detalhes ou que necessitavam de um impacto maior. É consenso no mercado que os vídeos sempre foram um tipo de conteúdo visual mais atrativo, por isso, eles são diretamente afetados com essa demanda de conteúdo visual.

Quando pensamos em vendas, vídeos institucionais e videos de produtos podem ser a diferença fundamental para o cliente efetuar uma venda, uma vez que eles são muito mais preferíveis do que longos textos, além de mostrar de maneira imediata, tanto o produto como a empresa.


O mobile e a nova geração:

Invodo's Marketer Summary - Vídeo Marketing - PRODUZZ – Vídeos mobile cresceram 150% ano após ano enquanto desktop cresceu apenas 25%. (Sem fonte)

 – 55% dos consumidores vêem pelo menos um vídeo por semana num dispositivo mobile. (Cisco)

 – Vídeos sociais geram 1200% mais compartilhamentos que textos e imagens combinados. (Brightcove)

 – 1 em cada 4 compradores disseram ter feito uma busca no YouTube relacionado a um produto que eles estavam visualizando. (Google)

7 em cada 10 millennials assistem vídeos de empresas quando estão comprando online. (Animoto)


O mobile é uma tendência que há mais de 2 anos já tem sido apontada como essencial para o e-commerce. “Ser mobile” não é mais uma questão de escolha de estratégia, mas um fator obrigatório, já que ele tem crescido de maneira expressiva.

Ainda que o número de compras via mobile ainda seja pequena, ela está crescendo a cada ano e o celular ainda ocupa um papel importante para formar opiniões. Os vídeos se encaixam nesse cenário, criando conteúdos fáceis de ser consumidos e ofertas que são entendidas rapidamente.

E você? Repensou algumas coisas quanto a estratégia da sua loja online?

Veja algumas opções para a sua loja na nossa página!