O Youtube é o segundo maior buscador da Internet e o terceiro site mais visitado do mundo. Ele apresenta diversas opções para proporcionar vendas para seus anunciantes, mas mesmo com o apoio do gigante Google, não é todo lojista que consegue transformá-lo numa máquina de vendas.

Mesmo com 35 horas de vídeo por minuto colocados na plataforma, uma demografia que vai de 18 à 54 anos e todo o tipo de assunto presente nela, o ponto fundamental para o sucesso de campanhas no YouTube é o mesmo do Google: Conteúdo relevante para que seu vídeo vá além da divulgação da sua marca, mas vire uma fonte de leads para o seu negócio.

 

Uma dica muito importante: Torne seu vídeo relevante!

 

Não importa se ele for usado como anúncio de 30 segundos ou um vídeo descritivo do seu produto, ele precisa ser relevante, interessante e único para o seu cliente em potencial. Você precisa convencer que seu produto é o melhor do ramo e há diversas maneiras de fazê-lo: eduque, resolva problemas, entreviste profissionais e clientes e descreva seus produtos.

Para veicular os anúncios em vídeo, você deve vincular sua conta do AdWords com sua conta no YouTube. Aproveite e não esqueça da página do seu canal: customize a foto de perfil, o banner, redes sociais e vídeos preferidos, enfim, transforme-o num lugar onde seu cliente possa se aprofundar e se interessar ainda mais pelo o que você tem à oferecer. Não esqueça também de vincular sua conta do Youtube com seu site, assim você poderá criar links nos vídeos que levarão os leads diretamente para a página de compra do seu produto.

 

Na confecção do vídeo, fique atento a alguns pontos:

 

  • Adote uma nova mentalidade para vendas. Lembre que você deve fornecer algo de uma maneira “descompromissada”, mas ao mesmo tempo, oferecendo uma oferta irresistível. Gere curiosidade, afinidade e interesse por mais informações para levar à pessoa à sua loja e por isso sempre considere o interesse dos seus usuários, por meio de pesquisas por termos de busca relacionados e vídeos específicos.

 

  • Nunca esqueça de redirecionar o seu expectador para a sua loja, afinal, é por isso que você está investindo dinheiro. Não basta o nome ou o link da loja no final do vídeo: escolha entre a inclusão de anotações no próprio vídeo, a otimização das descrições com vários canais e nos comentários do vídeo. Seus concorrentes podem ser uma ótima fonte para determinar quais meios escolher.

 

  • Para uma tática completa, não dependa apenas da mídia paga. Aplique o técnicas de SEO e otimize sua campanha para reforçar a importância do seu conteúdo: use palavras-chave tanto no título do seu vídeo como em sua descrição, levando em consideração à audiência que você quer alcançar, analise trabalhar com parcerias e patrocínios e especialmente sua miniatura.

 

Com o vídeo completo, basta ir no seu Google AdWords e selecionar as campanhas de vídeo. Você deve escolher um formato dentre os oferecidos

 

Anúncios TrueView Discovery

São os anúncios que aparecem nos resultados na pesquisa do Youtube e nos vídeos relacionados considerados relevantes para o usuário. Se optar por esse, tenha certeza que seu vídeo está otimizado no texto escolhido e na miniatura. Para aumentar a chance de conversão, torne-o similar aos vídeos recomendados para ser considerado pelo seu expectador.

Anúncio TrueView Discovery nos resultados da pesquisa no YouTube.

Anúncio TrueView Discovery nos vídeos relacionados do YouTube.

Anúncios TrueView
In-Stream

São os famosos anúncios que aparecem durante o vídeo, podendo ser pulados após 5 segundos. O seu foco deve ser nesses 5 segundos obrigatórios para convencer quem o vê a terminar de assistir o anúncio e clicar na oferta. Apesar do impacto negativo inicial desse vídeo, sua conversão chega a ter de 8 a 10 vezes mais cliques que outros anúncios.

 

Anúncio TrueView In-Stream na página de exibição do YouTube com banner complementar(300 x 60 pixels).

Anúncio TrueView In-Stream na página de exibição do YouTube com Multi Porpose Unit (MPU). Caso o anunciante não envie um banner complementar, o YouTube compila um anúncio utilizando algumas imagens do canal do anunciante.

Após optar pelo seu formato (no caso de escolher os dois, separe as campanhas, por se tratarem de abordagens diverentes com estratégias diferentes), otimize o seu anúncio com as palavras-chave que ativarão a promoção, determinando o orçamento diário/da campanha e o público que você quer atingir. Lembre-se que você irá pagar pelo CPV (custo por visualização). Para cada visualização de 30 segundos do total do seu vídeo ou então por vídeo visto, se ele tiver uma duração inferior à essa.

Uma outra dica é que esse é um formato válido para todas as etapas do seu funil de vendas, mas você terá resultados surpreendentes se aliar à estratégias de remarketing, podendo utilizar as visitas em seu site para impactar novamente usuários por meio de campanhas de vídeos. Experimente logo em sua primeira campanha.

Com essas técnicas, você vai ver seus vídeos se converterem em vendas em pouco tempo. Aposte num vídeo profissional para ampliar sua credibilidade e ter dicas e insights de quem entende do assunto. Conheça a PRODUZZ!