Nessa terceira etapa na produção do seu vídeo de e-commerce, vamos para a ilha de edição onde você conhecerá os primeiros passos para transformar suas gravações e roteiros em vídeos de produtos que irão ajudar a aumentar as vendas do seu negócio.

É na ilha de edição que você conclui suas ideias, tudo que você planejou no roteiro e executou nas gravações será organizado para passar a melhor mensagem possível para os clientes no formato de vídeo. Agora vamos ver os primeiros requisitos para escolher um bom computador e um programa de edição sem gastar nada ou quase nada.

 

1 – Qual programa escolher para editar vídeos?

Dentre os programas mais básicos, estão o famoso Windows Movie Maker, que é gratuito e fácil de usar, mas bem limitado nas suas funcionalidades e formatos. Para os intermediários, há uma série de programas como o Movavi, FilmoraGo e o Biteable, que oferecem mais recursos, mas nem sempre são gratuitos ou ainda são limitados para os projetos mais elaborados. Esses programas por outro lado são ótimos para começar, pois já lhe entregam prontos uma série de efeitos e recursos que em softwares profissionais o usuário teria que construir manualmente dentro do software, como transições mais complexas, cartelas e vinhetas.

Procure aprender o máximo que puder desses programas antes de começar a usá-los, dessa forma, você poderá se concentrar mais na edição do conteúdo e pensar menos na operação do software em si. Dentre as melhores abordagens de aprendizado estão cursos online, tanto pagos como gratuitos, que podem dar uma boa introdução e tutoriais, podem ensinam procedimentos específicos e dão ideias para o seu vídeo. Nas páginas oficiais dos programas você encontra muito conteúdo informativo sobre como utilizá-los e seus requisitos mínimos para instalação.

 

Se você quiser realmente investir em vídeos de produto, escolha programas mais avançados, que requerem mais estudo e treino, mas entregarão um bom resultado final e te darão maior controle sobre a edição do vídeo. Há os pagos como o Sony Vegas, o Adobe Premiere e o Final Cut (exclusivo para Mac) e o gratuito Hit Film 3. Eles diferem quanto a recursos, layout da área de trabalho e integrações, mas todos tornam possível uma edição profissional para seu vídeo.

Sobre o computador recomendado, escolha um recente, mas não é necessário ser um computador novo. Isso te dará mais opções dentro dos programas existentes. Um computador em torno de 3 anos no máximo é uma boa pedida. A dica é verificar a página de requisitos mínimos de cada um dos programas e ver qual se encaixa melhor na configuração do seu computador disponível. Geralmente vídeos de produtos para o e-commerce são curtos, em torno de 2 minutos no máximo, portanto você não exigirá tanto dele assim.

 

2 – Informações importantes 

Agora que você está pronto para editar, vamos abordar alguns pontos essenciais para você ter atenção:

Correção do branco – Imagine que você está filmando o seu produto em um fundo branco. Se o branco do seu vídeo está amarelado ou puxando para o azul ou vermelho por exemplo, significa que seu ajuste de branco está incorreto. É através desse ajuste que você irá garantir que todas as cores do seu produto estejam alinhadas corretamente.

Aspect Ratio – Ele determina o padrão de tela que seu vídeo terá. Isso dependerá do tipo de local onde ele será veiculado. Para um vídeo dedicado ao Youtube somente, o padrão de tela 16:9 (igual a TV) é aconselhado, mas se o seu vídeo será veiculado com mais frequencia no mobile e Instagram, o formato quadrado 1:1 é o mais indicado por aproveitar mais a tela no momento que o usuário estiver assistindo.

Bitrate – Esse ponto determinará a qualidade e o tamanho final do seu vídeo: Quanto maior o bitrate, mais dados ele consumirá e melhor qualidade ele terá. Para um site como o Youtube um bitrate de 5 mil Kbps é suficiente e recomendado para vídeos em Full HD.

Respiros, pausas, sons indesejados – Sempre que possível retire esse tipo de acontecimento dos seus vídeos, pois isso determinará a qualidade do audio da sua edição. Quanto mais limpo o som, mais o seu cliente irá prestar a atenção no seu produto, essa dica vale para a narração do vídeo também.

Transições – Esse é um recurso básico contido em todo programa de edição. Ele serve para você fazer uma passagem de tempo entre um momento e outro do vídeo. Existem muitos tipos de transições disponíveis prontas para uso, mas cuidado para não escolher uma transição que seja muito cheia de efeitos e tire a atenção do seu produto ou mesmo não case bem com o estilo de vídeo que o seu produto exige.

Jump Cuts – Muito usado em vídeos do Youtube o Jump cut nada mais é do que um corte que pula a imagem de um ponto para o outro sem mudar o enquadramento. Use Jump Cuts para cortar momentos em que não acontece nada de relevante no vídeo, assim você conseguirá comunicar mais em menos tempo. Esse recurso também é usado para o efeito Stop Motion, onde um objeto se move de corte para o outro dando a impressão que ele se mexeu sozinho. Use e abuse da criatividade.

 

3 – Os principais requisitos para os principais players.

Para publicar o seu vídeo no YouTube ou no Facebook com o máximo de qualidade, você precisa atender às seguintes especificações:

  • Resolução mácima: 2160p (4K)
  • Codec recomendado: H.264, MP4
  • Audio Codec: AAC ou MP3
  • Bit Rate recomendado: HD 8mbps, 4K 45mbps
  • Frame Rate Suportado: 24, 25, 30, 48, 50, 60
  • Max Resolution: 1080p
  • Codec recomendado: H.264, MP4
  • Audio Codec: AAC ou MP3
  • Bit Rate recomendado: HD 8mbps, 4K 45mbps
  • Frame Rate Suportado: 24, 25, 30, 48, 50, 60

Precisa produzir vídeos dos seus produtos? A Produzz pode lhe ajudar com essa tarefa! Além de filmar, editar e produzir os vídeos dos nossos cliente, nós também ajudamos a produzir internamente suas imagens, fornecendo roteiro e edição dos vídeos. A Produzz é especialista na criação de vídeos de produtos para o E-commerce. Veja nosso portfolio, visite nosso site e nosso canal no Youtube, certamente teremos um modelo de vídeo que atenderá o seu negócio e lhe ajuda a vender muito mais!

Com isso só falta mais uma etapa para seu vídeo começar a gerar vendas: publicação! Vamos concluir nossa série na semana que vem. Não perca!