A segunda etapa após a elaboração do seu roteiro (veja aqui), é preparar-se para a gravação. Realizar a sua gravação sem os equipamentos corretos e sem saber ao que você deve se atentar pode resultar em um vídeo de baixa qualidade que não terá muito apelo para suas vendas ou ajude a valorizar a sua marca.

Apesar que parte dos problemas possa ser solucionado na sala de edição, que será o nosso próximo tópico, boa parte deles podem ser evitados e solucionados com muito menos tempo e esforço no set de filmagem. Fique atento às nossas dicas:

 

1- Escolha bons equipamentos para a gravação e sempre teste os recursos deles.

O primeiro passo é selecionar qual gravadora você irá utilizar: atualmente, um bom celular é capaz de gravar ótimas cenas, prestando atenção nas suas limitações e vendo se elas não afetarão o seu resultado final.

Ainda é possível alugar equipamentos ou comprar substitutos, como câmeras fotográficas, que também podem acrescentar mais qualidade na gravação das suas cenas. O principal recurso para a escolha da sua câmera deve ser a resolução.

Fique atento à todas as configurações possíveis e, na dúvida, ressete-as para o padrão da câmera. Entre os pontos que você precisa atentar estão a qualidade do áudio, qualidade do vídeo, zoom, recursos corretivos de iluminação, além da duração da bateria e do cartão de memória.

Equipamentos profissionais sempre são melhores, mas não são essenciais para gravar um bom vídeo ou tirar fotos dos seus produtos. Não esqueça de também adquirir um bom tripé compatível com seu equipamento para garantir estabilidade de câmera durante as gravações.

 

2- Teste várias vezes antes de começar à gravar pra valer.

Após adquirir o equipamento ideal, há uma série de testes para observar se o seu roteiro, o seu equipamento e seu “set” de filmagens precisam de mais algum recurso para compensar algo que esteja faltando.

Os principais pontos são:
– As gravações de vídeo: lembre-se de garantir que a lente sempre esteja limpa e que a iluminação não precisa de algum apoio (procure informações sobre iluminação, focando o tipo de cena que está filmando, há uma série de recursos e dicas úteis na internet).
– As gravações de áudio: assegure que o áudio está sendo bem capturado, que ele seja bem compreensível e que barulhos não estão interferindo. Caso você opte por uma sequência que inclua narração, tente montar um mini-estúdio de gravação de áudio, bem isolado de ruídos externos.
– A compatibilidade do roteiro com a gravação: teste diversas cenas para ver se elas saem como você planejou em seu roteiro. Não tenha medo de alterações de última hora se irão acrescentar qualidade e confiança no resultado final.

 

3- Tenha uma mente abrangente durante as gravações

Quanto maior for a qualidade do seu vídeo, maior é a chance de seu público ser atraído por ele. Aproveite bastante a pesquisa que você fez durante a confecção do seu roteiro para elaborar novos planos de câmera e novos ângulos.

No início, sempre mantenha a Regra de Três para gravar os seus vídeos. Ela é bem simples: selecione a ferramenta “grid”, que deixará a sua tela de gravação dividida em nove quadrados e posicione seus objetos de acordo com eles, o que permite trabalhar com os fundos da sua tela como parte integrante do vídeo gravado.

É importante que nessa fase inicial você grave cada cena e não tente gravar várias de uma vez só. Além de complicar o seu trabalho futuro de edição, você pode se permitir testar novos ângulos, novas iluminações e corrigir pequenos erros sem comprometer o andamento do projeto.

PS: A regra de três não é necessária para fotos onde o fundo é irrelevante.

 

4- Seja paciente

Dificilmente você terminará suas gravações em apenas um dia. Serão necessários vários dias para finalizar as cenas com qualidade, reparar equívocos do seu roteiro, posicionar com o ênfase correto todos os seus objetos e assegurar que o vídeo está pronto para ser editado.

Muitas pessoas ainda ficam tímidas na frente das câmeras, por isso, não estranhe se demorar se quem for gravado comece a se comportar de forma ou pouco natural na frente das câmeras. Dê tempo e dicas para que as pessoas se posicionem.

Fique atento porquê movimentos bruscos ou pessoas tentando relaxar podem atrapalhar o foco ou o enquadramento nas cenas, por isso, fique sempre atento ao resultado das cenas com novos “atores” e não tenha receio de pedir uma nova gravação.

Com todas as suas cenas gravadas e revistas, você estará pronto para a próxima etapa: edição! Não perca o nosso próximo artigo!